Skip navigation

Facilitar a desmontagem dos produtos é primeiro passo para ajudar a reciclagem das peças

A dificuldade em reciclar um produto está diretamente relacionada com a forma como ele foi pensado e produzido e, se durante esse processo, sua desmontagem foi facilitada. O que parece ser uma coisa simples e de bom senso poucas vezes é realizado, pois isto encarece e dificulta a produção. O que se traduz em maior custo para o produto.

Este é um dos desafios para a nova geração de designers: desenvolver peças que possam ser facilmente desmontadas, facilitando, até mesmo, pequenos reparados. É o caso da lâmpada LED criada pela empresa Radak Sul, a partir de material reciclado.

Outra amostra do que pode ser feito se a desmontagem dos produtos for facilitada é a luminária XaT, produzida com lâmpadas LED, bambu, acrílico, o-rings e conectores plásticos.

Em exposição no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, na mostra Produtos Imperfeitos, a peça foi pensada para permitir a interação do usuário, como se ele fosse um mecânico ou se este fosse seu “Lego”, a ser montado de acordo com sua imaginação, gosto ou necessidade.

Matéria completa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: