Skip navigation

Produtos imperfeitos, Mobiliário contemporâneo

Até o dia 17 de julho podera ser visitada a mostra que apresenta objetos de autoria do designer Christian Ullmann, desenvolvidos a partir de experiências e situações em que os materiais, a tradição e o comportamento são interpretados e traduzidos em produtos que buscam o menor impacto ambiental, associado a um maior e positivo impacto social.

São apresentados diferentes idéias ou conceitos relacionados à sustentabilidade: design e comunidades artesanais urbanas e rurais, inovação, desmontabilidade, desenvolvimento local, customização, segunda vida para materiais, faça você mesmo, novos conceitos e imperfeição.

Atividades programadas para o mês de julho: Visitas guiadas, Palestra e Oficina.

1. Visitas Especiais

Sábados 02, 09, 16 de julho

Manhã – as 11hs

As Visitas Especiais, são visitas guiadas com o curador, quem apresenta todos os projetos e singularidades da mostra

2. Palestra

data. terça 05 de julho

Horário. 19:30 hs

Gratuito

titulo. No Caminho da Sustentabilidade – Processos de transformação e fontes de luz adaptáveis

Palestrantes: Christian Ullmann, Fernando Bottene e Leandro de Barros

Os palestrantes abordarão questões ligadas a iluminação, que unem design e eficiência, visando a sustentabilidade como um investimento e não como um custo, para reconhecer o seu papel de catalisador de negocio em prol da sociedade.

A palestra terá abertura do Christian, designer que trabalha basicamente sobre as novas possibilidades de criação, abordando as questões ambientais e sociais.

A idéia de realizarmos a apresentação surgiu com a possibilidade de doação de lâmpadas tipo Led (Golden) para o hall do museu, reduzindo gastos de energia, uma idéia piloto.

Foi aí que pensamos em somar as novas idéias de criação (Christian, que inclusive desenhou luminárias, expostas no museu, reutilizando bulbos de lâmpadas fluorescentes) e novos modelos utilizando lâmpadas LED, com as ações da Via luz, empresa pioneira no uso de alternativas de iluminação de baixo consumo e tecnologia LED e a Golden, Empresa que comercializa  lâmpadas de nova geração para uma nova realidade mundial.

Giancarlo Latorraca – Diretor Técnico

RESUMO DAS APRESENTAÇÕES DA PALESTRA

1. christian ullmann

titulo: Produtos Imperfeitos

conteúdo: A palestra aborda as diferentes idéias e conceitos relacionados com recursos naturais, fontes de energia, processos de transformação, projetos, mudança de comportamento, desenvolvimento e segunda vida dos produtos.

A nova geração de produtos, mais sustentáveis ou de menor impacto ambiental e maior impacto social é o desafio desta 2ª década do século XXI e assumir nossa co-responsabilidade no sistema de produção e consumo é o desafio do designer.

christian ullmann, designer de produto, especialista em desenvolvimento de produtos com a utilização de recursos naturais renováveis, resíduos pré e pos consumo e produção semi-industrial. Consultor para empresas, instituições e governo com ampla atuação no Brasil e Latinoamerica. Recebeu prêmios na Itália, no Brasil e na Argentina com móveis residenciais, de escritório e objetos.

2. Fernando Bottene

título: Iluminação pública com LED

conteúdo: Para transformar um produto tradicional (lâmpada) em sustentável (LED), primeiro temos que entender dois conceitos fundamentais:

1) Qual o potencial de impacto no meio ambiente? A sustentabilidade é essencial, necessária e de grande valor (Conceito Ambiental).

2) Qual a possibilidade de mudança que o LED traz ao conceito da sustentabilidade?

Devemos considerar a sustentabilidade como um investimento e não como um custo, reconhecendo o seu papel de catalisador do negócio em prol da sociedade (Conceito Social).

Fernando de Barros Bottene, Arquiteto, Lighting Designer e proprietário da Via Luz Iluminação, fundada em 1994. A Via Luz é uma empresa especializada em tecnologia de iluminação, cujo objetivo principal é fornecer ao mercado de arquitetura e interiores o conhecimento de novas tecnologias, seu uso e aplicação, visando recriar os espaços edificados através da luz. Recebeu em 2001 o reconhecimento da ABILUX com a premiação de inovação tecnológica, cujo selo certificado faz parte, hoje, dos seus produtos.

3. Leandro de Barros

título: Fontes de Luz e a iluminação dentro de uma nova visão

conteúdo: Iluminação unindo design e eficiência

As transformações nas fontes de luz: visão de sustentabilidade, Tecnologias decorativas e sustentáveis

Leandro de Barros, Administrador de empresas com pós graduação em Iluminação e Design de Interiores, há mais de 7 anos palestrante e instrutor na área de iluminação, responsável pelo Centro de Treinamento da “Lâmpadas Golden”.

3. Oficina

data. Sábados 16 de julho

horário. 14h30 as 17hs

Gratuito

Nº de participantes: 25 pessoas

Descrição da Proposta: Uma Tarde no Museu Especial  – Oficina com Christian Ullmann  – Pais, filhos e banquinhos

Conteudo: Aproveitando as ferias de inverno e as atividades uma tarde no Museo a proposta é que juntos, pais e filhos, construam um banquinho em tubo de aluminio e corda.

Produtos imperfeitos – mobiliário contemporâneo

Está em cartaz ate o 17 de julho, no MCB (Museu da Casa Brasileira), em São Paulo a exposição “Produtos imperfeitos – mobiliário contemporâneo”, de Christian Ullmann, designer, professor e consultor em responsabilidade socioambiental. A mostra foi um dos destaques da programação do evento “Virada sustentável“, cuja ideia foi discutir a questão ecológica de forma lúdica e educativa em diversos locais da capital paulista. São apresentados objetos desenvolvidos a partir de situações em que materiais, tradição e comportamentos são traduzidos em produtos que buscam o menor impacto ambiental, associado a um impacto social positivo, trazendo diferentes ideias ou conceitos relacionados à sustentabilidade.

A mostra poderá ser vista até o dia 17 de julho, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00, e o ingresso custa R$ 4,00, havendo meia entrada para estudantes. Aos domingos e feriados a entrada é franca. Pode-se agendar visitas orientadas pelo telefone (11) 3032-2564 ou e-mail agendamento@mcb.org.br.

O MCB fica na Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 (Jardim Paulistano), São Paulo. Mais informações pelo telefone (11) 3032-3727 ou no site: www.mcb.org.br.

Assessoria de Imprensa. A4 Comunicação

Contato. Paula da Costa Angelo| |11 3897.4136/ 11 3897.4122 pabx | paulaangelo@a4com.com.br | www.a4com.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: