Skip navigation

Mata branca é a tradução do tupi-guarani da palavra caatinga, ecossistema existente na região Nordeste e único bioma exclusivamente brasileiro. Há 60 mil, 100 mil anos, os primeiros habitantes da América viviam no encontro da floresta amazônica com a mata atlântica, região hoje conhecida como serra da Capivara, no estado do Piauí. As cavernas encravadas na rocha serviam de moradia e a fauna, a flora, os rios e nascentes em abundância eram indispensáveis à sobrevivência.

Foi nesses sítios arqueológicos que o homem pré-histórico nos deixou, durante milênios, seu legado em mais de 35 mil pinturas que ilustram sua vida cotidiana, os cerimoniais e os animais – muito deles hoje inexistentes na região.

Estes desenhos serviram de base para a Cerâmica Serra da Capivara, criada pela Fundação Museu do Homem Americano, e produzidas artesanalmente por moradores do entorno do Parque Nacional da Serra da Capivara – reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade por abrigar o maior conjunto de arte rupestre do planeta.

Matéria completa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: