Skip navigation

Finalista Prêmio Planeta Casa 2011 da Editora Abril – Categoria Ação Social

O Projeto Oficina Nômade Ribeirão Preto e região, realizado nas cidades de Ribeirão Preto, Serrana e Serra Azul desenvolveu novos produtos para 5 grupos de produção artesanal durante 2009 e 2010 é finalista do Prêmio Planeta Casa 2011 na Categoria Ação Social .

Os grupos que fizeram o projeto possível foram: de Ribeirão Preto/SP – Art Vida e Minha Terra; de Serrana/SP – Costurando com Arte e Tecendo o Futuro e de Serra Azul/SP – Barro Vivo.

O Projeto Oficina Nômade Ribeirão Preto e Região assumiu o grande desafio de desenvolver um diferencial de mercado, resgatar a identidade local e colaborar com a melhoria de qualidade de vida dos artesãos do centro oeste do estado de São Paulo. A parceria com as diferentes Secretarias das cidades de Ribeirão Preto, Serrana e Serra Azul norteou o planejamento e o desenvolvimento das atividades somado às próprias características da região, muito rica em referências históricas, urbanas e rurais, festas religiosas e diversidade de flora e fauna. A partir destas referências ficou definido nosso universo de trabalho. O envolvimento do projeto com as possibilidades e características do mercado local e regional, definiu uma nova linha de produtos artesanais a ser desenvolvida atendendo à demanda de produtos contemporâneos corporativos, utilizados em eventos e como brindes. Cada um dos 5 grupos parceiros do projeto aproveitaram esta oportunidade de forma própria, fazendo valer sua personalidade, história e potencialidades. O resultado dos 10 meses de atividades desenvolvidas pelo projeto foi um grande aprendizado e uma boa oportunidade para valorizar a produção artesanal da região, onde pudemos promover e posicionar cada grupo, valorizando suas características particulares. O projeto também fortaleceu e criou novas possibilidades e oportunidades comerciais para os grupos. O desafio continua para os grupos na continuidade e no atendimento das demandas geradas pelo projeto e das novas oportunidades que virão, respeitando seu diferencial e potencial na produção artesanal regional e contemporânea.

O projeto em números:

• 10 meses de oficinas

• 150 peças desenvolvidas

• 70 novos produtos no mercado

• 5 novas linhas de produtos

• 7 participações em feiras e eventos locais e regionais (Canamix/Abril 2010, Agrishow e Exposição Aeroporto Leite Lopes/Abril 2010, Feira de Profissões/Maio 2010, Evento Sustentável – SenacRP/Maio 2010, FEARP – Feira de Artesanato de Ribeirão Preto/Junho 2010, Festival de Folclore de Olimpia/Agosto 2010)

Maiores informações

Oficina Nômade

Finalistas Prêmio Planeta Casa 2011 da Editora Abril

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: