Skip navigation

Papo D. Design e Sustentabilidade

Os profissionais e empresas de design estão realmente preparados para desenvolver soluções sustentáveis?

Nunca o termo sustentabilidade foi tão difundido. Hoje empresas e, principalmente, consumidores já conseguem identificar o valor que a sustentabilidade confere a produtos e marcas. Dentro desta lógica, o design parece ter deixado de ser o “plano B” para despontar como um poderoso caminho que consegue aliar aspectos ambientais, socioculturais e econômicos nos ciclos de vida de produtos e marcas.

Mas será que este movimento de busca pelo sustentável possui amparo e base nas instituições de ensino e nas empresas de design? E como indústria, comércio e serviços estão pensando a sustentabilidade?

Participantes

Maristela Mitsuko Ono. Bolsista CNPq de Pós-Doutorado Empresarial, em andamento na Dangelo Di. Doutora em Arquitetura e Urbanismo (USP) e Mestre em Tecnologia (UTFPR), realizou o Industrial Design Training Course, no Japão (bolsista JICA), e Estágio para Formação de Professores no curso de Industrie Design da Fachhochschule München, na Alemanha (bolsista DAAD). Dedica-se à linha de pesquisa: Design e Cultura, em suas inter-relações com os polissistemas materiais e imateriais.

Christian Ullmann. Especialista em design para a sustentabilidade. Formado em desenho industrial pela Faculdade de Arquitetura, Design e Urbanismo de Buenos Aires. Reside no Brasil desde 1996. Recebeu prêmios na Espanha, Itália, Brasil e Argentina com móveis residenciais, de escritório e objetos. Consultor do CRIED-SP, pesquisador convidado do Núcleo de Design & Sustentabilidade da UFPR. Colunista da Revista abcDesign, Rede Latinoamericana de Design e do Portal Design Brasil. Desde 2001 é sócio diretor do escritório iT Projetos atuando como consultor especializado em desenvolvimento de produtos com responsabilidade sócio-ambiental.

Jairo da Costa Jr. Designer Industrial Especialista em Branding é mestrando em Design e pesquisador do Núcleo de Design e Sustentabilidade da UFPR. Desenvolve projetos para a academia e indústria, atuando em pesquisa, inovação e desenvolvimento nas áreas de design de serviço e design para a sustentabilidade.

Nelson Smythe. Designer gráfico e mestre em design pela UFPR, Professor Universitario na UP (Universidade Positivo) e UTP (Universidade Tuiuti do Paraná) em Curitiba – PR, e na UnC (Universidade do Contestado) em Santa Catarina. É consultor em design gráfico e sustentabilidad na Aurus – estúdio de design em Curitiba, e pesquisador na área de sustentabilidade. Participou como palestrante em diversos congressos nacionais e internacionais e tem várias publicações científicas na área, além de contribuir em livros internacionais sobre a sustentabilidade e o design gráfico.

Emerson Camargo de Oliveira. Empresário, começou a carreira em 1987 como contato comercial da Rádio Clube Paranaense. Anos mais tarde, com a experiência adquirida no rádio criou a Multimídia, agência de propaganda na qual atuaria por mais de 10 anos. Concomitantemente formou-se em Direito pela Facudade de Direito de Curitiba. Em 1996 fundou a F9 Identidade visual, birô de impressão digital, pioneira na impressão de grandes formatos no Paraná. Uma das iniciativas de maior destaque nesses quinze anos foi o lançamento do Projeto Bumerangue. Programa de comunicação visual conscinente que promove a correta destinação de resíduos na fabricação, logistica reversa e reutilização de peças publicitárias produzidas para comunicação visual.

Data. 7 de outubro

Horário. 19h30

Local. Fnac Curitiba – Shopping Barigui – Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 – Curitiba

Entrada Franca

Mais informações. www.prodesignpr.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: