Skip navigation

O Dia Mundial do Habitat é uma iniciativa da ONU, oficializada em 1986, cujo objetivo é incentivar a reflexão sobre o estado das cidades, a falta de habitação adequada e o direito humano à moradia digna. Visa, ainda, lembrar às populações da sua responsabilidade coletiva com a preservação do habitat para futuras gerações. Tradicionalmente, o Dia Mundial do Habitat é celebrado na primeira segunda feira de Outubro.

Atualmente, cerca de 1.6 bilhões de pessoas no mundo vivem em moradias inadequadas. Destas, quase 1 bilhão vivem em favelas, e estima-se que até 2030 serão mais de 2 bilhões de pessoas vivendo em comunidades precárias. No Brasil, existem cerca de 5 milhões de moradias inadequadas. Isto quer dizer que aproximadamente 23 milhões de pessoas vivem em lugares precários e insalubres.

O nordeste é a região com maior déficit habitacional. Quase 2 milhões de habitações são consideradas inadequadas. Destas, 1,3 milhões estão localizadas nas cidades. Em Pernambuco, estima-se que há em torno de 1,2 milhões de pessoas vivendo em moradias precárias. No mínimo 850 mil vivem na Região Metropolitana de Recife.

Visando diminuir – se não completamente eliminar – estes números, a ONG Habitat para a Humanidade se une à ONU no dia 03 de Outubro para conscientizar e mobilizar a população a  lutar contra esta crise global.

Vamos todos lutar por um mundo onde todos tenham direito à moradia digna!

En 1979, Hábitat para la Humanidad empezó a trabajar en Guatemala, el primer país en América Latina, y el segundo país fuera de Estados Unidos (seguido por la República Democrática del Congo). Unos treinta años después, se han completado casi 35.000 viviendas en Guatemala y la labor de Hábitat ha tocado profundamente la vida de mucha gente a lo largo y ancho de la región.

Desde cualquier punto de vista, Hábitat para la Humanidad en América Latina y el Caribe es una historia de éxito. Más de 100.000 familias, en más de 20 países, han sido servidas en esta región.

Además, asociaciones maravillosas están desarrollándose entre los diferentes países de la región, así como en el resto del mundo. Las experiencias, tanto personales como financieras que se comparten, reflejan un compromiso profundo y fuerte con la misión de Hábitat. Estas acciones incluyen cada vez más personas de la región, y es una obra que se extiende más allá de las fronteras.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: