Skip navigation

Projeto Oficina Nômade

Pesquisa e desenvolvimento de produtos com responsabilidade socioambiental

Apresentação em PDF

O projeto Oficina Nômade  é um projeto de pesquisa, criação e desenvolvimento de produtos cuja atuação se dá através da valorização dos recursos naturais, da cultura tradicional local, das técnicas artesanais e também através da divulgação destes conceitos. O projeto nasceu com o objetivo de identificar, apoiar, divulgar e fortalecer o mercado de produtos comunitários que utilizam de forma sustentável os recursos naturais; valorizando as florestas como fonte de renda e colaborando para a melhoria da qualidade de vida das comunidades envolvidas.

Trabalhamos também com jovens profissionais e estudantes de design com o objetivo de disseminar e discutir estes conceitos com as novas gerações que poderão dar continuidade às idéias e ações. O desenvolvimento de produtos com responsabilidade socioambiental é um processo que considera os aspectos econômicos, ambientais, e sociais de um produto e os aspectos culturais e éticos do sistema em que este funciona. O Projeto iniciou na Amazônia e se estendeu para as 5 regiões do Brasil. Estas experiências nos ajudam a conhecer e entender melhor a diversidade, as características e diferenças entre artesãos, grupos e comunidades artesanais, materiais, técnicas e a cultura local.

Projeto + design – resíduo

Pesquisa e desenvolvimento de produtos com responsabilidade socioambiental

pesquisa novos materiais e aplicações buscando a reutilização e a reciclagem de resíduos industriais, urbanos e de pós consumo da sociedade contemporânea. O projeto propõe desenvolver produtos junto a comunidades urbanas para colaborar com a criação de novos modelos de gestão: mercado local, design como alternativa para o desenvolvimento de novos modelos de produção e comercialização dentro da comunidade e design como ferramenta de inclusão e abertura de mercado para jovens empreendedores assistidos por ongs

d e s i g n B I L I D A D E

Design como uma ferramenta de inclusão

imagem2

Design para a sustentabilidade aparece no contexto da cultura contemporânea, ao apostar num modelo de negócios inclusivo, estimulando o desenvolvimento local e projetando as características da cultura no mercado globalizado.
O design forma parte do problema e é a solução, evidenciando assim, sua presença nas interações sociais, nas relações de poder e nas escolhas racionais e emocionais que fazemos.
Desde a cidade de São Paulo encontramos este tipo de projetos a proposta da mostra é apresentar estas experiências e conhecer o que desde o design podemos fazer para colaborar com a melhoria da qualidade de vida urbana da cidade.
A partir de dados internacionais podemos afirmar que mais de 90% dos designers desenvolvem produtos para as classes de maior poder aquisitivo que representa apenas 10% da população, porem, também podemos afirmar a partir de dados internacionais e fundamentalmente dados nacionais que desde o ano 2000 esta surgindo uma contra corrente, onde designers, projetos e instituições estão preocupados com o desenvolvimento de produtos para os restantes 90% da população.
E que design é este? Este design propõe uma nova forma de pensar, de produzir de comercializar de usar de descartar e de reciclar; propõe uma nova estética, uma nova ética, uma nova tabela de valores e um novo equilíbrio que aos poucos ganha espaço, credibilidade e novos seguidores. Seguramente esta nova forma de pensar o design é muito mais democrática e necessária para a realidade da cidade de São Paulo.

christian ullmann
conselho curador – sustentabilidade
Semana de Design “KM M MM – Viver Design em São Paulo”
viverdesignsp.blogspot.com

2 Comments

  1. adorei te conhecer e participar do evento sustentabilidade Senac, e gostaria de participar de mas eventos
    obrigado e um grande abraço.

  2. Sou artista plástica, licenciada em Artes Plásticas pela FBAUP e trabalho essencialmente com materiais reciclados ou que entrearam em desuso. A arte pode desenvolver-se a partir daí e tem largo campo de atuação e contribuindo para a sustentabilidade quer através do reuso e a diminuição de resíduos quer através da poupança de recursos muitos deles não renováveis. Sou portuguesa, resido em Portugal, quero viver da arte e da reutilização de bens. Como poderei colaboarar nos vossos projectos e exposições?


One Trackback/Pingback

  1. […] ullmann especialista em design para a sustentabilidade perfilconsultoriaprojetospublicaçõescontato « Portal iG Casa Um copo d’água, […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: